sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que é Infografia?

Objetivo

O objetivo primordial da Infografia é a representação visual da informação. Seja estática ou dinâmica, a Infografia é um recurso cada vez mais utilizado em jornais, revistas, web e editoração. Os recursos visuais são amplos: desde mapas, gráficos e diagramas até ilustrações complexas que expressam uma ação, um fato histórico ou um procedimento. É uma das áreas de maior expansão na comunicação visual e no mercado editorial.

Em suma, a  infografia significa a apresentação visual de dados, sejam dados estatísticos, sejam mapas o diagramas. Trata-se das três formas que a infografia adopta no jornal impresso. Crie uma ilustração infográfica a partir de um tema à sua escolha. A infografia deverá ser apresentada em documento A4 mas poderáser realizada no formato que o aluno julgar mais conveniente para o seu trabalho.


Origens:


As raízes da infografia têm sua origem na pré-história. Os primeiros mapas foram criados milénios antes da escrita. Os mapas mais antigos que se conhece foram encontrados na antiquíssima cidade de Çatal Hüyük, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., estando pintados numa parede.
Em 1626, Christoph Scheiner publicou Rosa Ursina sive Sol, Usou uma série de imagens para explicar a rotação do sol no tempo (por manchas solares).
Em 1786, William Playfair publicou o primeiro gráfico no seu livro "The Commercial and Political Atlas". Este é repleto de gráficos estatísticos que representam a economia no século XVIII na Inglaterra usando gráficos de barra.


Da Vinci tentou entender os fenómenos, descrevendo-os em detalhe extremo, não enfatizando experiências ou explicações teóricas.
Ao longo da sua vida, planeou uma enciclopédia baseada em desenhos detalhados.
Realizou autópsias e elaborou desenhos anatómicos extremamente detalhados, inclusive sobre o corpo humano, de anatomia comparativa.
Entre 1510 e 1513, estudou fetos, de que resultaram obras que podem ser consideradas como infografias de grande complexidade.


Evolução:
A partir da década de 1920, surgiram tecnologias que permitiram o envio de imagens via cabo ou antenas, e na década de 1960, os satélites encurtavam as distâncias, permitindo que factos ocorridos no mesmo dia em locais distantes pudessem ser informados. Mas o que realmente influenciou a utilização de infografias foi a digitalização de dados a partir dos anos 1980.


Porém, a infografia teve sua importância ou visibilidade aumentada na Guerra do Golfo. Isso deveu-se à escassez de fotografias, o que exigia uma expressão gráfica mais contundente. O advento da interface gráfica a partir da chegada dos Macintosh e Windows 95 catapultou as possibilidades visuais no jornalismo.


Com a chegada de programas de interface gráfica para criação de sites agregando elementos media e recursos visuais numa única plataforma, a infografia tornou-se, definitivamente, uma maneira eficiente de tratar a informação.
Sites como e elpais.es, em Espanha e G1, no Brasil, têm secções específicas para o recurso visual em referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário