domingo, 12 de junho de 2011

Infografia final



O tema escolhido para a proposta 4 da disciplina de Design e Comunicação Visual foi uma infografia relativa ao Palco Optimus do evento de música Optimus Alive.
Infografias são representações gráficas de informação, que podem conter textos e imagens. Partindo deste princípio elaboramos uma infografia na horizontal, dividida por uma espécie de colunas que separavam os dias. Contudo, após este primeiro rascunho chegamos à conclusão de que esta não se parecia com uma infografia, mas sim com um cartaz. Pelo que tentamos uma nova abordagem, um círculo central dividido nos quatro dias do festival e do qual surgiriam as bandas que vão actuar. Contudo, esteticamente não funcionava muito bem, visto que são bastantes bandas por dia.
Deste modo, tentamos uma abordagem completamente nova. Fizemos uma espiral, onde o centro era o dia 6, depois seguia-se a banda, cabeça de cartaz, e as actuações até ao início do dia. Posteriormente seguia-se o dia 7 da mesma forma e assim até ao último dia. Colocamos, de seguida, uma fotografia via satélite do passeio marítimo de Algés e de seguida um mapa do recinto.
Para dar mais destaque às bandas, cabeça de cartaz, decidimos colocar a foto destas maiores e a das restantes bandas mais pequenas. Como mantivemos as fotografias do mesmo tamanho, o tamanho de letra também o decidimos manter em todas as fotografias, independentemente de o termos de colocar em duas linhas ou por vezes ultrapassar um pouco o tamanho da imagem. Tomamos esta decisão para manter a hierarquia sugerida pelo tamanho das fotografias.
Unimo-las todas através de uma das ramificações do logótipo do Optimus Alive a amarelo - torrado. Colocamo os números num laranja pálido e as letras apenas a branco, desta forma tentámos manter a linha escolhida para o evento.
Na parte direita da infografia colocamos também a amarelo “Optimus Alive o maior evento de música e arte”, slogan já adoptado pelo evento, e a laranja colocamos um lead a explicar em que dias e onde se iria realizar.
Por último, no canto inferior direito, colocamos a branco a informação dos preços dos bilhetes.
Deste modo, tentamos então criar uma infografia que explicasse o que se iria passar no Palco Optimus do Optimus Alive e que não se assemelhasse a um cartaz. E, tal como foi supra referido, mantivemos as cores bases da imagem do evento – preto, laranja, amarelo e branco.