quinta-feira, 7 de abril de 2011

Proposta Final de Tipografia- Ricardo Reis


Ricardo Reis


Para realizarmos a composição tipográfica de Ricardo Reis, foi-nos exigido que incluissemos os seguintes versos:

“Ser-me-ás suave à memória lembrando assim à beira rio.
Pagã triste e com flores no regaço”

e também, à semelhança dos projectos anteriores, o texto a Times, de tamanho 12.
O elemento chave desta composição é a flor, uma margarida, que simboliza a pureza da pagã que transporta as flores no regaço, remetendo-nos, ainda, para as próprias flores. Visto que este é o elemento chave, optamos por colocar cor no caule, verde, por simbolizar a vida, pois esta não se refere apenas “ao homem, mas também a tudo o que cresce” (HELLER, 2000:107). Ao longo da flor utlizamos os versos:

 “Ser-me-as suave à memória
Lembrando assim à beira rio
pagã triste”,

no gineceu colocamos “pagã triste” e nas pétalas “flores no regaço”. Nestes dois últimos elementos utilizamos variantes entre brancos e cinzentos, para criar ligeiros contrastes.
Utilizamos ainda o conjunto resultante das pétalas e do gineceu para criar movimento na composição, variando o tamanho. Visto que esta composição já tem diversos elementos, optamos por utilizar o tipo de letra Myriad Pro, pela sua simplicidade, à semelhança dos projectos anteriores.
Os versos
“Ser-me-as suave à memoria
lembrando assim à beira rio”

foram colocados no canto superior direito para simbolizar a suavidade e a leveza do verso e colocamo-los ondulados como simbologia às ondas do rio.
No texto a Times, tamanho 12 colocamos:

“Ricardo Reis nasceu a 19 de Setembro de 1887. É um dos heterónimos mais conhecidos de Fernando Pessoa, tendo sido imaginado de relance pelo poeta em 1913 quando lhe veio à ideia escrever uns poemas de índole pagã. Nasceu no Porto, estudou num colégio de Jesuítas, formou-se em medicina e, por ser monárquico, expatriou-se espontaneamente desde 1919, indo viver para o Brasil. Ricardo Reis era latinista por formação clássica e semi-helenista por autodidactismo. Na sua biografia não consta a sua morte, contudo José Saramago faz uma intervenção sobre o assunto no seu livro “O ano da morte de Ricardo Reis”, situando a morte deste em 1936. As primeiras obras de Ricardo Reis foram publicadas em 1924, na revista Athena, fundada por Fernando Pessoa. Mais tarde foram publicadas oito odes, entre 1927 e 1930, na revista Presença, de Coimbra. Porém, os restantes poemas e prosas são de publicação póstuma.

Este, também discipulo de Caeiro, admira a serenidade e a calma com que este encara a vida, portanto procura atingir a paz.”

Colocamos o texto com a forma do perfil de uma mulher, a simbolizar a pagã. Mais uma vez, optamos por colocá-lo em cincento escuro para não sobressair tanto na composição. Decidimos, ainda, colocar o nome do poeta, Ricardo Reis, e o verso “pagã triste e com flores no regaço” em forma de lágrima para realçar a ideia da pagã triste. Utilizamos duas, uma maior e outra mais pequena, uma mais em baixo e outra mais acima, para simbolizar o movimento da lágrima, a sua queda.

Sem comentários:

Enviar um comentário